ISO 45001: Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

ISO 45001

ISO 45001: Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Ajude a sua organização a reduzir lesões e/ou doenças ocupacionais fornecendo uma estrutura para a melhoria da segurança e saúde dos trabalhadores, redução dos riscos no local de trabalho e criação de condições de trabalho melhores e mais seguras.

A Norma ISO 45001

A introdução da Norma ISO 45001, publicada em março de 2018, veio substituir a OHSAS 18001/NP 4397, sendo a nova norma internacional dos Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO).

Organizações certificadas pela OSHA 18001/NP 4397 dispõem de um período de 3 anos de migração, a partir da data de publicação da ISO 45001.

A Norma ISO 45001 especifica os requerimentos para um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional (SSO), fornecendo orientação para o seu uso, de modo a capacitar as organizações a proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e doenças ocupacionais, assim como, proativamente, melhorar o desempenho (ISO, 2018b).

Pelo facto da ISO 45001 ter sido elaborada de modo a integrar-se com os outros padrões de sistemas de gestão ISO, é assegurado um alto nível de compatibilidade com as novas versões da ISO 9001 e ISO 14001.

A ISO 45001 reforça a participação do trabalhador e o seu envolvimento, assim como as necessidades deste e das partes interessadas, bem como as suas expectativas. A liderança apresenta um papel fundamental na ISO 45001, a gestão de topo é responsável pela eficácia do sistema de gestão, existindo uma participação ativa desta. É dada importância à necessidade de tomar medidas, tanto para os riscos como oportunidades de melhoria, de forma a otimizar a capacidade do sistema de gestão.

Organizações já certificadas por um sistema de gestão ISO terão uma vantagem se se comprometerem a implementar a ISO 45001.

Esta é baseada em elementos comuns aludidos em todos os sistemas de gestão ISO, usa um modelo Planear-Executar-Verificar-Atuar (PDCA), que fornece uma estrutura para que as organizações possam planear as ações a implementar de modo a minimizar o risco de dano. As medidas devem abordar preocupações que possam levar a problemas de saúde a longo prazo e absentismo, bem como aqueles que dão origem a acidentes.

O plano PDCA encontra-se no esquema a seguir:

ISO 45001 - Plano PDCA

Estrutura da ISO 45001

A Norma ISO 45001, assim como as normas ISO 9001, ISO 14001 ou ISO 27001 seguem a mesma estrutura de alto nível, com base no Anexo SL, requisito 1 ao 10, de modo a facilitar a integração com outros sistemas de gestão. A ISO 45001 é desenhada para integrar nos sistemas de gestão já existentes da organização e segue a mesma estrutura de alto nível como outro sistema de gestão ISO, ISO 9001 ou ISO 14001. Esta estrutura ajuda a compreender, mais facilmente, a norma e o seu estabelecimento e certificação.

Estrutura do Anexo SL

  1. Introdução
  2. Referências Normativas
  3. Termos e Definições
  4. Contexto da Organização
  5. Liderança
  6. Planeamento
  7. Suporte
  8. Operacionalização
  9. Avaliação do Desempenho
  10. Melhoria

Os requisitos da ISO 45001 encontram-se, sumariamente, organizados de acordo com o esquema seguinte:

Requisitos da ISO 45001

ISO 45001, a quem se aplica?

Esquema ISO 45001

Benefícios da ISO 45001

A ISO 45001 ajuda a organização a alcançar os resultados pretendidos do seu sistema de gestão SSO. Os resultados pretendidos podem incluir:

Melhoria contínua do desempenho da SSO

  • Determinar os perigos e riscos associados às suas atividades;
  • Eliminar ou estabelecer controlos para minimizar os efeitos potenciais dos perigos e riscos;
  • Aumentar a consciência dos perigos, riscos e controlos operacionais associados através da informação, comunicação e formação;
  • Estabelecer e desenvolver as competências necessárias;
  • Desenvolver e apoiar uma culta de saúde e de segurança no trabalho na organização;
  • Redução de custos.

Cumprimentos dos requisitos legais, assim como outros requisitos

  • Incluir um compromisso para o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos

Realização de objetivos da SSO

  • Redução de perigos e riscos;
  • Melhorar a segurança e saúde no trabalho;
  • Assegurar a conformidade com a sua política de SSO

Demonstrar a conformidade com os requisitos da Norma

 

Consultoria em Sistemas de Gestão

 

Partilhar este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *