Consultoria em Sistemas de Gestão

Os nossos serviços de Consultoria em Sistemas de Gestão

A consultoria técnica fornece apoio para diminuir os riscos e melhorar o desempenho dos processos ao nível da qualidade, ambiente e segurança. O acompanhamento constante à sua empresa permite a máxima rentabilização dos seus investimentos e uma melhoria da sua competitividade.

Descrição dos Serviços

Apoio à implementação de Sistemas de Gestão

  • Gestão da Qualidade | ISO 9001
  • Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional | OHSAS 18001
  • Gestão Ambiental | ISO 14001
  • Responsabilidade Social | SA 8000
  • FSC e PEFC – Certificação CoC
  • IFS LOGÍSTICA (VERSÃO2.1 2014)
  • ISO 22000 – Gestão de Segurança de Alimentos
  • SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA PRODUTOS AUTOMOTIVOS | ISO/TS 16949

 

Gestão da Qualidade | ISO 9001

O Sistema da Gestão da Qualidade (ISO 9001) permite apreender as necessidades e expectativas dos Clientes e conceber/fornecer, o produto (ou o serviço) de forma a satisfazer essas necessidades e expectativas, conduzindo a uma maior satisfação e confiança. A forte incidência nos processos de negócios da norma ISO 9001 torna-a numa base ideal para um Sistema de Gestão da Qualidade em qualquer indústria ou empresa.

Vantagens competitivas

  • Aumentar a produtividade via eficiência/eficácia
  • Facilitar a trocas comerciais através de um reconhecimento nacional internacional
  • Reduzir os desperdícios
  • Aumentar a comunicação entre departamentos
  • Formação adequada a cada elemento da organização

 


 

 

Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional | OHSAS 18001

O Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001) permite à Organização identificar adequadamente os riscos profissionais, associados à sua actividade, e estabelecer um ambiente mais seguro para os seus Colaboradores, aumentando consistentemente a sua confiança, satisfação e envolvimento e consequentemente a sua competitividade.

Vantagens competitivas

  • Reduzir o risco de perigos inerentes e de doenças profissionais
  • Reduzir tempos de paragens
  • Reduzir eventuais indemnizações
  • Garantir o cumprimento da legislação
  • Reduzir os prémios dos seguros
  • Ganho adicional da confiança dos clientes, parceiros e publico em geral

 


 

 

Gestão Ambiental | ISO 14001

O Sistema Gestão Ambiental (ISO 14001) permite à Organização identificar adequadamente os impactos ambientais associados à sua actividade, e estabelecer uma postura ambientalmente correcta aumentando de forma sustentada a confiança de potenciais parceiros e mercados com consciência ambiental mais desenvolvida. A nível interno, ao implementar acções de redução, reutilização e reciclagem contribui para a diminuição dos custos e aumento da competitividade.

Vantagens competitivas

  • Reduzir o consumo de energia e matérias
  • Reduzir os desperdícios, assim como os custos
  • Garantir o cumprimento da legislação e outros requisitos ambientais
  • Reduzir os riscos de incidentes ambientais
  • Reduzir os custos com seguros

 


 

 

Responsabilidade Social | SA 8000

As suas políticas, procedimentos e práticas vão de encontro aos seus deveres e obrigações para com o ambiente e a sociedade em geral. Isto potencia a imagem da empresa aumentando a confiança de potenciais parceiros e mercados estimulando o aumento da competitividade.

Vantagens competitivas

  • Melhoria na reputação da empresa e da imagem da marca;
  • Melhoria na motivação dos funcionários
  • Melhor relacionamento com sindicatos e outras partes interessadas
  • Visão mais clara das relações humanas dentro do negócio
  • Facilita o recrutamento, diminui a rotatividade e aumenta a produtividade
  • Consumidores seguros da origem ética das suas compras.


 

 

  • FSC e PEFC – Certificação CoC

Actualmente os consumidores possuem uma crescente preocupação em consumir produtos que demonstrem ser mais amigos de ambiente. No caso dos produtos de madeira ou derivados acresce ainda a preocupação sobre a origem da madeira. Face a este clima de preocupação ambiental o desafio passa por através do FSC – Forest Stewardship Council e do PEFC – Program for the Endorsement of Forest Certification schemes (os dois principais esquemas de gestão florestal sustentável aplicados a nível mundial) demonstrar comprometimento com as questões ambientais.

Vantagens competitivas

  • Produtos de maior valor acrescentado;
  • Vantagem competitiva num mercado global;
  • Garantir o adequado desempenho das áreas florestais, quer a nível económico, ambiental e social;
  • Assegurar que o abate das árvores é efectuado de forma legal e de um modo seguro para o ambiente;

 


 

  • IFS LOGÍSTICA (VERSÃO2.1 2014)

Com a crescente procura dos consumidores, o aumento das responsabilidades das organizações e serviços de alimentação, o aumento das exigências legais e a globalização do fornecimento de produtos, tornou-se essencial o desenvolvimento de um padrão uniforme de conformidade de processo/serviço, garantia da qualidade e de segurança de alimentos. Esta norma relativa à qualidade e segurança de alimentos para os produtos alimentícios, tem como objetivo de permitir a avaliação dos sistemas de qualidade e de segurança de alimentos dos fornecedores com uma abordagem uniforme. É aplicável a todos os tipos de transporte: caminhão, comboio, navio, avião ou qualquer outro tipo de transporte, com temperatura controlada ou ambiente estável. A Norma IFS Logística aplica-se a produtos alimentícios e não alimentícios.

A IFS Logística inclui todas as atividades logísticas tais como carga, transporte, descarga, armazenagem, manuseio/movimentação e distribuição.

 

Os objetivos fundamentais da IFS Logística, são:

  • Estabelecer um padrão comum com um sistema de avaliação uniforme;
  • Trabalhar com organismos de certificação acreditados e auditores qualificados e aprovados pela IFS;
  • Assegurar a comparabilidade e transparência em toda a cadeia de abastecimento;
  • Reduzir custos e tempo

 


 

  • ISO 22000 – Gestão de Segurança de Alimentos

A ISO 22000 é a norma adequada a todos os negócios da cadeia alimentar tais como produtores de equipamentos, materiais de embalagem, agentes de limpeza, aditivos e ingredientes, que combina elementos essenciais e reconhecidos para garantir a segurança de alimentos ao longo da cadeia, incluindo:

  • Comunicação interativa
  • Gestão de sistema
  • Controle de riscos de segurança de alimentos através de programas de pré-requisitos e planos HACCP
  • Melhoria e atualização contínua do sistema de gestão de segurança de alimentos

Esta norma pode também ser integrada com outros sistemas de gestão, nomeadamente o sistema de gestão da qualidade, NP EN ISO 9001.

Vantagens competitivas

  • Proporciona a fornecedores e envolvidos mais confiança em relação aos seus controles de risco
  • Implementa controles de risco em toda a sua cadeia de valor
  • Introduz transparência e responsabilidades
  • Melhora e atualiza continuamente o sistema para que eles se mantenham eficazes

 


 

  • SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA A INDÚSTRIA AUTOMOVEL | ISO/TS 16949

A ISO/TS 16949 é baseada na norma ISO 9001 e foi concebida para as necessidades da sua indústria automóvel. Ela descreve as especificações para o desenvolvimento do produto, produção, e quando aplicável, montagem e manutenção. O objetivo principal da ISO/ TS 16949 é o desenvolvimento de sistema global gestão, enfatizando a redução de desperdícios dentro da cadeia através da especificação de requerimentos para o sistema de qualidade.

Além de integrar os requisitos da ISO 9001, esta especificação, também inclui e detalha os requisitos específicos para:

  • Aumento da competência dos colaboradores,
  • Projectos e desenvolvimento,
  • Melhoria da produtividade
  • Controle de equipamentos de medição e monitorização
  • Análise e melhoria continua.

Vantagens competitivas

  • Otimizar a qualidade dos seus produtos de forma continuamente o seu sistema, concentrando-se totalmente na satisfação do cliente.
  • Redução no número de reconhecimentos por 3ª parte
  • Redução no número de auditorias de 2ª parte.
  • Uma abordagem comum ao sistema da qualidade, dentro da cadeia de valor, provendo as organizações de documentação convincente do nível elevado da qualidade e desempenho.
  • Uma linguagem comum, que implica uma melhoria na compreensão dos requisitos de qualidade, facilitando a implementação e manutenção do sistema da qualidade
  • Reconhecimento mundial
  • Estratégia de Gestão Integrada

 


Acompanhamento do Sistema de Gestão implementado

Realizamos o acompanhamento completo e permanente do seu Sistema de Gestão que tenha implementado, por forma a garantir que este se mantém estabelecido, implementado, compreendido e mantido, a todos os níveis da organização, de acordo com os requisitos aplicáveis e demais requisitos definidos na Politica da Organização e a manutenção da Certificação da Organização.

Através de sessões de trabalho periódicas, definidas em função das necessidades do cliente gerimos os sistemas de gestão, a realização da formação que seja identificada como necessária e a realização das auditorias internas essenciais para a manutenção do Sistema

Vantagens competitivas

  • Redução de custos
  • Permite a libertação de recursos – ao nível humano, técnico e financeiro- para as actividades críticas da empresa.
  • Acesso a especialistas não existentes dentro da organização;
  • Foco no “core business” da organização

 


Auditorias

A APOpartner tem por objectivo atender às necessidades específicas dos clientes, não só em relação às tradicionais Auditorias Internas Terceirizadas dos diversos Sistemas de Gestão como também na prestação de serviços de verificação, análise e proposição de melhorias de processos, sistemas e programas, auditorias que, para além de seguirem os protocolos convencionais, agregam de facto valor para os seus clientes, na medida em que são também apresentadas soluções para as oportunidades de melhoria identificadas.

Com esse objectivo a APOpartner coloca ao dispor dos clientes uma equipa de auditores especialistas nas seguintes áreas:

  • Auditorias Ambientais
  • Auditoria a Sistemas de Gestão
  • Auditorias Cliente Mistério
  • Auditorias de Enquadramento Legal
  • Auditorias a Fornecedores

Auditorias Ambientais

A auditoria ambiental tem como objectivo fundamental informar a administração sobre as questões que abrangem a sua empresa e que no âmbito da sua actividade estão relacionados com o ambiente.

Auditoria do Sistema de Gestão

Uma auditoria ao Sistema de Gestão é um instrumento de gestão interna essencial para a avaliação e melhoria do Sistema de Gestão e do desempenho ambiental da organização, que não se limita a um exame das fontes potenciais ou riscos ligados ao funcionamento de uma instalação mas que fornece informação, de carácter periódico, visando a adaptação da sua organização interna, em função do impacte das actividades exercidas. Esta avaliação passa pela análise da conformidade relativamente a requisitos, norma de referência, legislação, outros requisitos aplicáveis.

Auditorias de Enquadramento Legal

As auditorias de Enquadramento Legal, assumem um papel relevante na identificação da legislação aplicável ao âmbito de actuação da empresa e a caracterização das implicações e consequências daí resultante. É identificada a sua posição de risco e responsabilidade fornecendo indispensáveis informações às estratégicas futuras da empresa. Além disso diminui os riscos no que diz respeito às responsabilidades dos quadros directivos e precavê futuras sanções para a empresa e seus administradores, que possam decorrer de questões que não foram salvaguardadas

Auditorias Cliente Mistério

As auditorias Cliente Mistério consistem na realização de visitas anónimas, efectuadas por pessoal com o perfil adequado ao tipo de serviço em avaliação, sobre o qual é realizado um relatório sobre os aspectos previamente determinados. Esta ferramenta permite obter informação fulcral sobre a qualidade de um serviço prestado pelo cliente que de outra forma não é possível obter. É um diagnóstico da empresa através perspectiva do cliente determinando-se oportunidades de melhoria nunca antes identificadas.

Auditorias a Fornecedores

Os fornecedores são parte fundamental da cadeia de valor, além de contribuírem decisivamente para a qualidade dos produtos e serviços uma empresa têm impacto no desempenho do negócio, incluindo riscos de reputação e regulamentação que envolva questões de segurança de produtos e de responsabilidade sócio-ambiental. As auditorias a fornecedores tornaram-se assim um método fundamental para assegurar a identificação de parceiros do negócio.

Com o serviço de Auditorias pode obter-se enumeras vantagens das quais se destacam:

  • Aumento da credibilidade externa
  • Diminuição dos conumo de matérias primas e resíduos
  • Optimiza os pressupostos ambientais
  • Verifica o cumprimento de requisitos legais e normativos aplicaveis
  • Previne consequências graves em caso de acidentes
  • Visão objectiva e neutra de auditores profissionais
  • Proporciona segurança á empresa
  • Detecta e corrige vícios ocultos nomeadamente na produção e manutenção
  • Avaliar o cumprimento de procedimentos internos
  • Identificar necessidades de formação

 

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