Norma ISO 14001

Um sistema de gestão ambiental ajuda as organizações a identificar, gerir, monitorizar e controlar o seu sistema ambiental de uma forma holística. 

A certificação ISO 14001 adequa-se a todas as organizações, independentemente, da dimensão, sendo importante no processo de implementação e manutenção do sistema promover o envolvimento de todos os colaboradores. A adoção de deste tipo de sistemas trará uma economização de tempo e custos, melhorará a eficiência e, em última análise, melhorarão as relações com os clientes.

Vantagens

A implementação e certificação pela ISO 14001 representa uma vantagem na medida em que:

  • Promove a liderança o envolvimento de todos os envolvidos no processo.
  • Gera a reputação e a confiança dos parceiros através de uma estratégia de comunicação.
  • Permite alcançar uma estratégia de negócio com base na incorporação de questões ambientais na gestão do negócio.
  • Representa uma vantagem competitiva e financeira, pelo aumento da eficiência e redução de custos.
  • Promove a melhoria do desempenho ambiental dos fornecedores pela sua integração no sistema de negócio da organização.

Objetivos

A certificação pela norma ISO 14001 tem como objetivos:

  • Melhorar a gestão interna.
  • Gerar menos desperdício.
  • Aumentar a eficiência, a produtividade e o lucro.
  • Aumentar a retenção e aquisição de novos clientes.
  • Obter resultados consistentes, mensuráveis e monitorizados.
  • Estabelecer um padrão globalmente reconhecido.
  • Conceber um padrão compatível com outros referenciais ISO.
  • Garantir um desempenho consistente com os padrões de sustentabilidade ambiental.
Metodologia

Metodologia

A metodologia adotada é constituída por 4 fases:

Metodologia ISO

A complexidade do processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade depende de vários fatores, como por exemplo, a dimensão da organização e o tipo de atividade, assim como, os recursos disponíveis, a motivação e envolvimento dos colaboradores. 

A implementação de um SGQ inicia-se com o diagnóstico, definição da política de qualidade e objetivos, e a informação e formação dos colaboradores. Posteriormente são definidos os processos da organização e elaboração da documentação. Numa terceira fase, são implementados os processos e procedimentos anteriormente estabelecidos, e por fim, é feito o pedido de certificação.

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