Auditoria de Conformidade Legal

A Auditoria de Conformidade Legal consiste num processo estruturado para examinar o grau de cumprimento da conformidade legal e aplicável à organização e suas atividades. É, assim, fornecido ao cliente um apoio técnico especializado na identificação, definição e implementação de medidas que visam o cumprimento dos requisitos aplicáveis.

Objetivos

A realização de uma auditoria de conformidade legal permite:

  • Avaliar o cumprimento legal e normativo;
  • Melhorar o desempenho dos seus processos produtivos;
  • Reduzir os custos associados à atividade;
  • Analisar a conformidade relativamente a requisitos, normas de referência, legislação, outros requisitos aplicáveis.

Metodologia

A metodologia adotada engloba 4 fases:

FASE 1 – Auditoria de campo para caracterização da organização

FASE 2 – Análise da informação e documentação recolhida e enquadramento com a legislação em vigor

FASE 3 – Identificação do grau de cumprimento da legislação e determinação da extenção das suas responsabilidades

FASE 4 – Emissão de relatório detalhado, incluído a listagem de toda a legislação aplicável

Metodologia Auditoria de Conformidade Legal
Metodologia

Será efetuada a identificação da legislação aplicável à organização através de uma auditoria à atividade da empresa. Deste modo a auditoria de campo irá avaliar em detalhe cada processo, bem como os diferentes descritores, de forma a poder efetuar uma caracterização detalhada e rigorosa da mesma, enquadrando-a no seio da legislação (nacional e europeia) aplicável e verificando o cumprimento com a mesma

Após a auditoria de campo é elaborado um relatório detalhado que identifica

  • Legislação Aplicável
  • Ações e/ou Requisitos necessários para o seu cumprimento, distinguindo entre os que já se encontram implementados e os que necessitam de o ser (ou melhorados)

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