4 pilares para uma implementação de sucesso

Podemos considerar que há 4 pontos fundamentais e transversais a qualquer desenvolvimento de um projeto, a nível organizacional, e que, portanto, também são aplicáveis a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade.

São eles:

  • Planeamento: Parece óbvio, mas é muitas vezes negligenciado: os objetivos, datas, recursos internos ou externos, estratégia devem ser claramente definidos tal como em qualquer projecto.
  • Liderança: É outro aspeto crítico e muito mais agora na nova versão da NP ISO 9001. É crítico que haja desde logo o envolvimento da liderança no projeto.
  • Colaboradores: Peça fundamental de qualquer organização e de qualquer projeto. Seja qual fora a estratégia de implementação estes devem ser envolvidos, apoiados e informados.
  • Comunicação: Este ponto está relacionado com o anterior. A comunicação é fundamental quando há a necessidade de desenvolver qualquer ação que envolva duas ou mais pessoas. É o princípio da resolução de tudo, soluções e problemas.  Uma estratégia de comunicação eficiente é fulcral.

Ver também:

 

As informações aqui apresentadas não dispensam a consulta dos documentos originais (Ex: legislação, normas, etc…). O artigo reflecte uma análise do tema abordado à data da sua publicação.