Os 6 B´s da ISO 9001

As empresas obtiveram grandes benefícios através da aplicação da norma ISO 9001, descobrindo economias de custo e ganhos de eficiência. Aqui estão as explicações dos seis principais benefícios e os motivos da sua importância:

1. Melhoria da credibilidade e imagem

A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida.

A existência de um SGQ baseado na ISO 9001 pode ser  um critério de selecção a.

Esta situação ganha particular relevo caso a organização esteja a concorrer no setor público ou em áreas onde o mercado é dominado por empresas já certificadas. A obtenção da certificação ISO 9001 pode ser uma poderosa ferramenta de marketing.

2. Melhoria da satisfação do cliente

Um dos princípios da gestão da qualidade, base da ISO 9001, é a melhoria da satisfação do cliente. Ao melhorar a satisfação a retenção de clientes será maior. Clientes felizes e satisfeitos são a chave para manter a fidelidade dos mesmos. Serão esses clientes que trarão receitas adicionais.

3. Melhor integração de processos

Ao olhar para as interações globais dos processos da ISO 9001 é possível encontrar facilmente melhorias na eficiência e economia de custos. Isto acontece com a eliminação de desperdícios que podem ocorrer quando os processos são mantidos sem uma visão das suas ineficiências.

O melhor fluxo nos processos também pode conduzir ao aumento da eficiência, através da obtenção de menos erros e consequentes correções, contribuindo para a redução de custos.

4. Melhorar a evidência para a tomada de decisões

Um segundo princípio de gestão da qualidade da ISO 9001 é a tomada de decisões baseada em evidências.

Ao tomar as decisões com base em evidências o foco passará a estar mais direcionado para a aplicação de recursos nas áreas que irão melhorar a eficiência e reduzir os custos.

Além disso, através da monitorização do processo, a empresa está a melhorar uma vez que, através da análise dos dados, será possível observar as melhorias obtidas.

5. Criar uma cultura de melhoria contínua

A melhoria contínua é um princípio basilar de gestão da qualidade da ISO 9001.

Ao adotar essa cultura no sentido de melhorar os processos da organização, nomeadamente processos onde ocorrem problemas sistemáticos, a empresa irá minimizar problema e aumentar a capacidade de resposta melhorando assim a eficiência e reduzindo custos.

Ao adotar uma cultura de melhoria contínua, a empresa poderá analisar os seus benefícios de forma sistemática.

6. Envolvimento dos colaboradores

“Os funcionários envolvidos nas melhorias dos processos com os quais trabalham são funcionários mais felizes e empenhados.” Sabemos que os colaboradores são uma das principais, se não o principal motor das organizações.

Os colaboradores  podem identificar as áreas que precisam de ser melhoradas. Podem inclusive ajudar a testar e identificar essas melhorias quando as mesmas são implementadas.

Colaboradores envolvidos são mais produtivos ajudando a empresa a evoluir especialmente quando entendem que a qualidade do processo depende deles.

A natureza internacional e basilar desta norma faz com que quando alguns grupos de indústrias como Aeronáutica, Automóvel ou de Dispositivos médicos a tomem como base para criarem as normas, AS9100, ISO /TS 16949 e ISO 13485. Para  além disso  é também é uma boa base para implementar a ISO 14001 (SGA) e a ISO 22000 (SGSA).

 

fonte: 9001academy, artigo também publicado em Leopardo.pt 

 

As informações aqui apresentadas não dispensam a consulta dos documentos originais (Ex: legislação, normas, etc…). O artigo reflecte uma análise do tema abordado à data da sua publicação.