Os dados estatísticos que vão sendo publicados acerca dos acidentes de trabalho e de doenças profissionais dão a ideia que os custos que acarretam à sociedade, bem como os custos humanos, vão para além dos valores económicos envolvidos na sua prevenção. Isto reflecte também uma razão económica para a adopção de medidas de prevenção e controlo para além das razões éticas, morais e legais.

Desta forma um (SGSST), proporciona um conjunto de ferramentas que potenciam e aumentam a eficiência na gestão de riscos associados às actividades da empresa.

NP 4397:2008

A Norma NP 4397:2008 especifica às organizações um conjunto de requisitos que lhes permite “desenvolver e executar uma politica e os objectivos que têm em conta os requisitos legais e informação sobre SST” contudo não estabelece critérios específicos de segurança e saúde ocupacional, nem fornece indicações detalhadas para a concepção de um Sistema de Gestão. Este deve contudo, ser especialmente adequado ao objectivo pretendido, ao âmbito do sistema, à dimensão da organização, à natureza das suas actividades e das partes interessadas. Esta norma foi concebida de forma a poder ser integrada com os outros referenciais normativos, NP EN ISO 14001:2008 (Sistema de Gestão Ambiental) e NP EN ISO 9001:2000 (Sistemas de Gestão da Qualidade) de modo que as empresas possam facilmente integrar qualquer um destas referenciais.

Vantagens

O Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional permite à Organização identificar adequadamente os riscos profissionais, associados à sua actividade, e estabelecer um ambiente mais seguro para os seus Colaboradores, aumentando consistentemente a sua confiança, satisfação e envolvimento e consequentemente a sua competitividade.

A decisão da adopção de SGSST vai permitir às empresas uma:

  • Redução risco de perigos inerentes e de doenças profissionais
  • Redução tempos de paragens
  • Aumento da competitividade
  • Redução de eventuais indemnizações
  • O cumprimento da legislação
  • Redução os prémios dos seguros
  • Ganho adicional da confiança dos clientes, parceiros e publico em geral

Fonte: Norma NP 4397:2008

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