Migração OHSAS 18001 para a ISO 45001

30 de setembro de 2021

Norma ISO 45001

A implementação da norma ISO 45001 tem por objetivo a redução de mortes, acidentes e doenças decorrentes da atividade profissional, através da identificação, avaliação e controlo do risco, sendo que este ciclo tem como suporte a contínua melhoria do sistema.

A implementação e certificação pela ISO 45001 representa uma vantagem na medida em que:

  • Reduz erros os custos relacionados com acidentes de trabalho.
  • Reduz as perdas por absentismo.
  • Promove a melhoria das condições de saúde e segurança para os trabalhadores, diminuindo a rotatividade de pessoal.
  • Representa uma referência de mercado perante outras empresas do mesmo ramo e facilita o desempenho do negócio.

Objetivos

A certificação pela norma ISO 45001 tem como objetivos:

  • Definir a política de segurança e saúde ocupacional: a organização determina objetivos quantificáveis e mensuráveis, e define estratégias para alcançar as metas propostas.
  • Representar as necessidades e expectativas dos trabalhadores relativamente às condições de segurança e saúde.
  • Determinar antecipadamente os potenciais perigos, e identificar riscos e métodos para eliminar ou reduzir os efeitos adversos.
  • Promover uma cultura de consciencialização e conhecimento dos fatores de saúde e segurança intrínsecos à atividade, e ajudar a organização a manter a conformidade com as diretrizes da OIT.

Metodologia

A metodologia adotada é constituída por 4 fases:

ISO 45001 - Metodologia

Metodologia

A complexidade do processo de implementação de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho depende de vários fatores, como por exemplo, a dimensão da organização e o tipo de atividade, assim como, os recursos disponíveis, a motivação e envolvimento dos colaboradores. 

A implementação de um SGQ inicia-se com o diagnóstico, definição da política de qualidade e objetivos, e a informação e formação dos colaboradores. Posteriormente são definidos os processos da organização e elaboração da documentação. Numa terceira fase, são implementados os processos e procedimentos anteriormente estabelecidos, e por fim, é feito o pedido de certificação.

Pedido de Informação

Para mais informações ou pedidos de orçamento contacte-nos hoje mesmo.

Pedir Proposta