Certificação FSC e PEFC

As certificações FSC (Forest Stewardship Council) e PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification) representam os referenciais normativos no âmbito da certificação florestal mais utilizados a nível mundial.

Estas certificações caracterizam-se por processos de avaliação, de caráter voluntário, realizados por uma entidade independente a uma organização. Têm por objetivo assegurar que a área florestal e/ou os produtos que a partir dela são gerados, estão assentes numa base de gestão florestal sustentável.

A certificação florestal e por conseguinte, o rótulo associado presente nos materiais são uma forma de informar os consumidores relativamente aos padrões de sustentabilidade em que foram gerados os produtos que estão a adquirir.

FSC

Trata-se de uma organização internacional não governamental, sem fins lucrativos e independente representada em Portugal pela AGFR (Associação para uma Gestão Florestal Responsável).

Pretende promover uma gestão florestal responsável, de acordo com aquilo que são os princípios mundialmente reconhecidos e aceites, no que respeita à exploração dos recursos florestais existentes.

Esta certificação pode ser implementada a três níveis distintos:

  • na floresta, com a garantia de gestão sustentável da mesma – Certificação FSC de Gestão Florestal
  • na indústria de comércio de produtos de origem florestal – Certificação FSC de Cadeia de Custódia, garantindo a rastreabilidade da matéria prima certificada desde a origem até ao consumidor final
  • Madeira controlada – garantia que as empresas não incluem nos seus produtos FSC, tipos de madeira considerados inaceitáveis

PEFC

Representa a maior organização mundial para a certificação florestal, de origem privada, e que permite aos produtores florestais gerirem de forma sustentável as suas áreas de produção. É representado pelo Conselho da Fileira Florestal Portuguesa.

O objetivo é assegurar aos consumidores que os produtos que adquirem com certificado PEFC são originários de uma gestão florestal assente em princípios de sustentabilidade social, económica e ambiental, de acordo com os indicadores pan-europeus.

O Certificado de Cadeia de Responsabilidade PEFC assegura que os produtos provenientes de florestas geridas de acordo com os requisitos PEFC são alvo de rastreabilidade ao longo de toda a cadeia de transformação.

Benefícios da Implementação

Importância da certificação FSC e PEFC:

  • Garantia de práticas de gestão sustentável, exigidas pelo consumidor
  • Procura crescente dos mercados internacionais por produtos florestais certificados
  • Vantagem competitiva no que respeita aos mercados internacionais

A quem se aplica:

  • Fabricantes
  • Transformadores
  • Comerciantes de produtos florestais certificados – empresas dos setores gráfico, mobiliário, papel, cartão e cortiça

Pedido de Informação

Para mais informações ou pedidos de orçamento contacte-nos hoje mesmo.

Pedir Proposta