As auditorias de conformidade legal, aplicáveis a diferentes áreas, permitem às organizações minimizar os riscos de incumprimento, ao identificar os requisitos legais aplicáveis à organização, às suas atividades, aos seus serviços e/ou produtos, assim como as possíveis não conformidades legais existentes e oportunidades de melhoria. Além do conhecimento dos requisitos legais a cumprir, permitem a garantia do seu cumprimento e também a diminuição de custos acrescidos decorrentes de coimas, de indemnizações, etc.

Objetivos e Benefícios de uma Auditoria de Conformidade Legal

O objetivo das auditorias de conformidade legal é determinar se a organização está a seguir as regras, políticas e regulamentações aplicáveis, avaliando as diferenças entre as atividades realizadas e as obrigações impostas pela legislação aplicável.

Os benefícios da realização de uma auditoria de conformidade legal incluem:

  • Conhecimento de toda a legislação aplicável à organização;
  • Identificação de inconformidades legais;
  • Diminuição de custos (indemnizações, multas, contra-ordenações etc.);
  • Elaboração de medidas corretivas e de melhoria;
  • Garantia do cumprimento legal.

Auditorias de conformidade legal – Ambiental e Segurança Ocupacional

Na área do ambiente e segurança ocupacional, as auditorias de conformidade legal permitem identificar a legislação aplicável à organização e o seu cumprimento, relativamente aos temas assinalados na seguinte figura:

 

 

As auditorias de conformidade legal permitem aumentar o desempenho da organização, seja ao diminuir o impacto que tem para o ambiente, seja ao melhorar a segurança no trabalho dos colaboradores, uma vez que permite identificar as não conformidades e consequente transformar essas não conformidades em conformidades legais.

A nossa metodologia

A metodologia adotada pela APOPARTNER encontra-se abaixo resumida:

 

metodologia apopartner

 

Avaliamos as necessidades do cliente e apoiamos no cumprimento dos objetivos pré-estabelecidos. Conheça o nosso serviço de Auditorias Internas.