A auditoria ambiental é uma ferramenta que permite às organizações determinar o seu desempenho ambiental. Permite não só avaliar o cumprimento dos requisitos ambientais, mas também, avaliar o desempenho no que respeita, aos resíduos, águas, emissões e energia, permitindo reduzir os efeitos negativos sobre o meio ambiente e aumentar a eficiência dos processos.

Uma auditoria ambiental permite assegurar o cumprimento das normas ambientais e evitar custos desnecessários à organização, danos ambientais e consequências para a saúde pública. Possibilita ainda estabelecer as medidas necessárias para garantir o cumprimento dos requisitos corrigindo lacunas do sistema de gestão ambiental de e identificar os programas de monitorização e ensaios ambientais. Por outro lado, permite demonstrar que a organização tem uma crescente preocupação com os impactos no meio ambiente.

Tipos de auditorias ambientais

Tipos de auditorias ambientais

 

A auditorias técnicas têm como objetivo avaliar a gestão, incluindo auditorias de processos, resíduos, energéticas, etc. Por sua vez, as auditorias de produto, têm como objetivo determinar se um produto cumpre determinados critérios que lhe permitam obter a rotulagem ecológica. Relativamente às auditorias de organização, estas incorporam as auditorias de cumprimento da legislação ambiental, auditorias a sistemas de gestão ambiental, risco ambiental, declaração ambiental e cumprimento dos objetivos ambientais.

Benefícios da realização de auditorias ambientais

São vários os benefícios da realização de auditorias ambientais, nomeadamente:

  • Verificação da conformidade com a legislação ambiental aplicável;
  • Identificação de não conformidades;
  • Identificação de pontos de melhoria e/ou pontos fortes;
  • Estabelecimento de medidas corretivas;
  • Aumento da eficiência dos processos;
  • Redução do impacto no meio ambiente.

A nossa metodologia

A metodologia realizada pela APOpartner encontra-se abaixo resumida:

metodologia auditorias ambientais

 

Conheça os nossos serviços de apoio à implementação de um sistema de gestão ambiental e Auditorias Internas.